Avançar para o conteúdo principal

Como o CATNIP atua no cérebro do gato?

Como esta plantinha deixa os gatos fascinados?
Catnip é uma erva da família da hortelã, chamada Nepeta cataria, ou catnip, ou erva-dos-gatos. Ela não vicia o gato, não faz mal nem para gatos e nem para as pessoas. Ela só tem um cheiro que os gatos simplesmente adoram.

A reação dos gatos
Cerca de 75% dos gatos reagem à catnip, os outros são imunes – e isso é hereditário. As reações mais comuns são rolar, arranhar, morder, miar, babar e lamber a planta, tudo para tentar tirar mais cheiro ainda. Alguns peludos mais empolgados podem até comer a erva ou sair correndo e pulando pela casa, mas, acredite, é tudo alegria. É como se você tivesse ganhando um perfume realmente maravilhoso e entrasse em um estado de êxtase. Contudo, alguns gatos ficam demasiados agitados, neste caso desaconselhamos o uso de catnip.

Como o catnip atua quimicamente
O catnip deixa os gatos muito alegres. A felicidade é verde! A erva tem um composto chamado nepetalactona que entra pelo nariz dos peludos, ativa o bulbo olfativo e envia sinais para várias outras partes do cérebro, incluindo a amígdala e o hipotálamo, responsáveis pelas emoções e nossas reações a elas. É basicamente isso aqui:

Como o CATNIP atua no cérebro do gato?
Catnip
Os benefícios
A catnip deixa os gatos alegres, ajuda-os a liberar a tensão, relaxar e se sentir bem. Além disso, pode ser usada para atrair o gato para os brinquedos e arranhadores dele em vez do seu sofá, para reativar aquele ratinho de feltro que já perdeu a graça ou como complemento para brinquedos (veja um exemplo aqui).

Como usar o catnip
O jeito mais fácil é comprar saquinhos de catnip no Hospital do Gato desidratada e espalhar no chão, num tapete, numa caixa de papelão, etc. O ideal é fazer isso uma vez por semana, já que os gatos podem se acostumar e se tornar imunes ao cheiro se forem expostos demais, crie um “Dia do Catnip” e veja o gato a festejar. 

Curiosidades
  • Nossos gatinhos não são os únicos loucos por catnip, os tigres, leopardos e linces têm a mesma reação, mas os leões reagem com menor frequência.
  • As erva serve como repelente para mosquitos e moscas.
  • A catnip é usada pelos humanos para fazer chá, fumar ou temperar alimentos. Ela funciona como um calmante e acredita-se que ela tenha efeito de cura.

Mensagens populares deste blogue

(Erva-gateira) Como fazer catnip em spray? SUPER FÁCIL

O pior catnip não é produzido em Portugal 🇵🇹 @CatnipPt #catnipcatup #cat...

Guia Prático sobre catnip E-BOOK GRÁTIS

Receba o nosso Guia Prático sobre Catnip totalmente atualizado e FAÇA O SEU GATO AINDA MAIS FELIZ ;-) FAÇA DOWNLOAD AQUI E-BOOK GRÁTIS